Começou a treinar Kung Fu? Veja o passo 2!
É bastante comum que as pessoas comecem a treinar o Kung Fu e adicionem mais hábitos saudáveis na sua rotina. O mais comum é ajustar a alimentação.
E isso é uma ótima ideia. Aliar o ato de treinar do Kung Fu regularmente com bons hábitos alimentares ajuda muito na melhora da condição física e mental de uma pessoa.
Mas há um erro muito comum que eu vejo acontecer aqui na Wu Wen Kung Fu. Uma mudança radical na rotina alimentar que, muitas vezes, leva o aluno a passar mal durante a aula.
Planejamento é a chave!
Isso acontece porque a pessoa não planejou a mudança. Ela apenas saiu de um ponto a outro sem refletir a respeito do processo que envolve comer direito e não mais comer qualquer coisa.
E não estou falando aqui de fazer tudo com a orientação de um nutricionista. É claro que um bom profissional pode ajudar muito nisso. Mas aqui estou falando de pequenas ações que você pode fazer antes de buscar a ajuda de um especialista.
A medida mais simples e fácil que você deveria fazer, quando for ajustar sua alimentação, é descobrir quantas calorias você come por dia e qual sua distribuição entre os 3 macronutrientes. Isso significa descobrir as calorias diárias totais que você come e quanto disso é carboidratos, quanto é proteína e quanto é gordura.
Apenas sabendo isso você já consegue descobrir por onde começar mudanças do jeito certo. A coisa mais comum é as pessoas descobrirem que não comem proteína o suficiente, que deveria ser algo entre 1 e 2 gramas por quilo corporal para homens e 0,8 e 1,6 gramas por quilo corporal para mulheres.
Para isso eu recomendo que você use um aplicativo de registro de refeições. Existem vários na sua loja de aplicativos e é só escolher um deles e começar a usar! (sugestão para Android aqui)
Após uma semana de uso rotineiro do app, você saberá por onde deve começar a mudança na alimentação. O que precisa sair e o que precisa entrar.
E aí, para ver mais detalhes e opções, procure um nutricionista!