Tai Chi Chuan e Wu Wei: Agir sem agir
Conceito e Tai Chi Chuan
Há um conceito no Taoísmo, que muitas vezes aparece na prática do Tai Chi Chuan chamado Wu Wei.
Wu Wei (無為) é explicado por Lao Tzu como “não ação” ou “agir sem agir” e tem uma proposta muito interessante.
Em essência, fazer uso do Wu Wei significa não fazer nada artificial, forçado ou que não esteja de acordo com o fluxo de acontecimentos do Universo e de acordo com a sua natureza.
Aparentemente simples, o Wu Wei tem dois pontos que acho importante dividir com você, da forma que eu o vejo.
Zeca Pagodinho x Lao Tzu
Primeira coisa: “agir sem agir” não é a forma chinesa de cantar a famosa música do Zeca Pagodinho. Não significa “deixa a vida me levar”.
Enquanto o “deixa a vida me levar” significa ser passivo no processo, ou seja, você literalmente não precisa fazer nada, apenas deixar rolar. Já o “agir sem agir” é mais ativo.
Por mais que nele você também deva seguir o fluxo das coisas, é preciso enxergar qual é o fluxo das tais coisas, ou seja, você deve ser capaz de ver como o Universo age, o que nem sempre é simples quando lidamos com questões delicadas e complexas.
Um exemplo prático para o Tai Chi Chuan
Por exemplo: se você está tomando sorvete e deixa-o cair no chão. Você precisa entender que a gravidade agiu e que sua falta de equilíbrio também agiu.
Quanto a gravidade, você nada pode fazer, então você aceita o fluxo das coisas. Já o seu equilíbrio pode ser aprimorado, então você me procura para começar a treinar o Kung Fu ou o Tai Chi Chuan.
Assim, você praticou uma “não ação” contra a gravidade e agiu onde você poderia mudar a natureza das coisas, que é na sua própria habilidade de se equilibrar e equilibrar objetos.
Ainda usando o exemplo de que vc foi treinar para melhorar seu equilíbrio, vamos falar do segundo ponto que podemos usar o Wu Wei, a “não ação”.
Uma coisa de cada vez
Você começou a treinar, excelente. Aí você aproveita e se programa para treinar 3 vezes por semana de manhã cedinho. Já que você vai começar a treinar, por que não amarrar ele com o “acordar cedo”, outro bom hábito que você sabe que precisa desenvolver, não é?
Esse é um dos maiores erros que você pode fazer. Se você naturalmente é uma pessoa mais noturna ou ainda não tem o hábito de acordar cedo, amarrar o treino de Kung Fu ou Tai Chi com o ato de acordar cedo provavelmente vai te fazer não acordar cedo e ainda desistir de treinar.
Por quê isso acontece? Primeiro, no Wu Wei você não deveria fazer nada que não esteja de acordo com a sua natureza. Se você uma pessoa que precisa melhorar o equilíbrio e que costuma acordar tarde, trabalhar estas duas coisas juntas pode ser muito mais difícil do que trabalhar uma delas de cada vez.
Dentro de você há a capacidade inata de acordar cedo e ter um bom Kung Fu ou um bom Tai Chi. Como no símbolo do Tai Chi, há uma semente de Yang onde você é mais Yin e uma semente de Yin onde você é mais Yang. Mas cuidar de duas sementes ao mesmo tempo pode fazer você não dar o tratamento adequado para as duas e com sua atenção dividida as duas sementes podem não florescer.
Assim, primeiro você começa a treinar, no horário que for mais fácil para você criar o hábito de treinar. Depois que você deixou este hábito forte, e colheu já alguns resultados, você pode cuidar da segunda mudança que deseja fazer.
Agir sem agir dá trabalho…
Mas você poderia me dizer: “poxa, mas tem que fazer muita coisa nessa história de ‘não ação’, né?”
Sim! Porque a “não ação” não é não fazer nada! Novamente: é não agir no sentido contrário ao fluxo natural das coisas e de você mesmo. Às vezes, redirecionar esse fluxo natural é impossível, como no caso da gravidade que falamos no começo. Às vezes é trabalhoso como treinar Kung Fu ou Tai Chi Chuan. O importante que eu quero te deixar aqui é que devemos usar o conceito de Wu Wei para transformar o trabalhoso em algo mais simples possível.