Você contra o Mecanismo
Aptidão natural ou Condicionamento?
Eu tenho diversos alunos em idade escolar por aqui. Uma constante que vejo entre eles, sejam alunos da rede pública, sejam alunos da rede particular é que eles não gostam de certas aulas. Mesmo o pessoal que já deixou a escola ainda guarda memórias dessas preferências. Efeitos de um Mecanismo antigo e resiliente.
Isso é bastante comum. Todos nós temos aptidões naturais e enquanto uns gostam mais de Matemática, outros preferem História. É bom que seja assim…uma sociedade verdadeiramente diversa não tem apenas matemáticos e nenhum historiador ou só historiadores e nenhum matemático.
Mas há um ponto comum entre os alunos entusiastas de qualquer matéria: raramente alguém gosta da aula de Educação Física. Após uma certa idade, essa aula em muitas escolas se resume em uma bola de futebol para os meninos e uma bola de vôlei para as meninas.
Claro, as meninas que preferirem jogar futebol podem e os meninos que optarem pelo vôlei também podem. Mas é isso.
Os alunos não são ensinados a entender que, independente da crença que se tenha, você vai morar no seu corpo até o dia em que morrer. Então, é bom cuidar dele e conservá-lo da melhor forma possível.
E não é culpa do professor ou da professora de Educação Física. Este profissional sabe da importância da atividade física e sua vida gira em torno disso. Mas ele é apenas uma engrenagem de um Mecanismo muito, muito maior.
Descubra o Mecanismo
Este mesmo Mecanismo que te ensina que o cuidado com o corpo é menos relevante do que os estudos. Depois te diz que agora que você estudou deve trabalhar duro por muito anos, sem tempo para cuidar da “casa” que está habitando.
Tudo isso para que este mesmo Mecanismo tenha um médico no futuro te dizendo que você foi negligente com o corpo e agora é hora de pagar o preço, se privando de fazer certas coisas ou precisando de medicações para acompanhá-lo pelo restante de vida que terá.
E como enfrentar essa Mecanismo?
Enfrente o Mecanismo
A alienação pode ser em massa. Mas o despertar sempre é individual.
Cabe a cada um tomar consciência que ele deve buscar o seu desenvolvimento físico. Ainda que não seja para ser um atleta de elite em uma determinada modalidade. Ainda que seja “apenas” para cuidar da saúde. Essa consciência de auto cuidado pode acontecer em diferentes momentos da vida.
Algumas crianças contam com pais que os direcionam para esta consciência desde muito novos. Outros podem ter a oportunidade de se conscientizar na adolescência, apesar da sabotagem que o Mecanismo oferece silenciosamente e continuamente. Mas vale notar que há escolas públicas e privadas aqui que tem o mérito de ajudar os alunos nesta descoberta.
Já outros poderão ter a consciência apenas na fase adulta ou ainda mais à frente, talvez quando o Mecanismo se fizer presente na figura de um médico que lhe dá o veredito de fazer atividade física ou sofrer as consequências.
Como eu sempre digo: cada um tem uma jornada. E nessa jornada, cuidar do corpo em que você habita ajuda a tornar a jornada mais agradável.
Conclusão
Se você chegou até aqui, talvez você espere que eu vá falar que as pessoas deveriam procurar o Kung Fu ou o Tai Chi, já que meu trabalho é ensinar estas artes. Mas não é isso que eu quero dizer aqui.
Só quero dizer: faça uma atividade física que faça sentido para você. Se você acha que é o Kung Fu ou o Tai Chi, me avise e vamos conversar mais sobre isso. Mas se não faz sentido para você, tá tudo bem. Só não deixe de se movimentar. Tem todo um Mecanismo jogando contra você e você não precisa deixar o trabalho dele mais fácil.
E não esqueça de nos acompanhar no nosso canal do YouTube! Sempre teremos conteúdos interessantes por lá!