Tudo é Kung Fu ?
De volta a 2010
No remake de 2010 do filme “Karatê Kid”, onde Mr. Han (Jackie Chan) ensina Kung Fu para Dre Parker (Jaden Smith)…sim, eu sei que o nome do filme não tem relação nenhuma com a arte marcial do filme…mas esse não o ponto deste texto!
Então…durante suas aulas da Arte, Jackie Chan diz que “tudo é Kung Fu”.
Mas é “tudo” mesmo? A preguiça é? A inveja também é? E a intolerância…é? Ou será que estas três coisas não são o “tudo”?
Kung Fu é muito mais do que uma única Arte Marcial
Antes de continuarmos nesta linha, temos algumas coisas são de fato Kung Fu mas as pessoas no Ocidente não veem assim…O Tai Chi Chuan é. Por mais que os movimento sejam lentos e serenos, o Tai Chi não deixa de exigir prática, dedicação e foco.
Dança do Leão é outro exemplo. Ela também exige prática, dedicação e foco.
Estudar também é. Ela exige…bem, você já entendeu, certo?
Conduzindo Mr. Han
Agora de volta à frase do filme. Como “tudo” é muita coisa, eu digo para meus alunos uma versão um pouco mais acabada dessa frase:
“Tudo é Kung Fu, mas não é qualquer coisa que é Kung Fu.”
Agora todas as peças se encaixaram!
O “tudo” é representado por aquilo que nos faz ir além da nossa zona de conforto. Aquilo que nos desenvolve, aquilo que nos imprime a dar um passo adiante em nossa jornada de aprendizado e evolução como ser humano.
Nosso mundo é composto por muitas coisas. E não é qualquer coisa destas que os ajudam na jornada. Mas tudo aquilo que nos movimenta à frente é importante e, portanto, é Kung Fu.
E para você? O que é o “tudo” e o que é “qualquer coisa” em sua vida?